Agendamento Seguro Desemprego – Agendar pelo site ou telefone

O Seguro Desemprego é um programa do Governo Federal desenvolvido para amparar trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Esse valor é essencial para que o trabalhador possa custear suas dívidas até encontrar outro emprego. Portanto, saber como funciona o agendamento Seguro Desemprego é essencial.

A partir deste agendamento, o trabalhador poderá dar entrada no recebimento do valor disponível. No entanto, é preciso saber quem pode solicitar o benefício.

De acordo com as regras do seguro, o trabalhador deverá ter exercido a atividade remunerada por, no mínimo, 01 ano para solicitar o primeiro seguro. A segunda solicitação pode ser realizada em 09 meses de exercício. Na terceira solicitação em diante, o resgate do seguro pode acontecer em 06 meses.

Aprenda abaixo como agendar seguro desemprego!

Para que serve o agendamento?

O agendamento seguro desemprego serve para dar entrada no benefício temporário. Os trabalhadores deverão escolher uma agência, de preferência em seu município e depois escolher uma data entre as opções disponíveis no sistema.
Agendamento Seguro Desemprego

Após a conclusão do agendamento, um comprovante será enviado por SMS ou por e-mail. No entanto, é preciso prestar atenção nos prazos pois há um limite de tempo em que os trabalhadores poderão dar entrada no auxílio.

Confira os prazos para realizar o agendamento a seguir:

  • Prazo de 7 a 120 dias corridos após a demissão sem justa causa para os trabalhadores contratados no regime CLT;
  • Prazo de 7 a 90 dias corridos no caso de trabalhadores domésticos.
  • A quantidade de parcelas vai depender do caso do trabalhador. Por exemplo:
  • Trabalhadores que trabalharam de 06 a 11 meses antes da demissão terão direito a 03 parcelas do seguro desemprego;
  • Trabalhadores que trabalharam de 12 a 23 meses antes da demissão terão direito a 04 parcelas;
  • Trabalhadores que trabalharam mais de 24 meses antes da demissão terão direito a 05 parcelas.

Agendamento seguro desemprego pelo site

O agendamento online do seguro desemprego é muito simples. Para facilitar todo o processo, elaboramos um passo a passo com todas as etapas.

Confira:

Agendamento Seguro Desemprego

Passo 01. Acesse a página do agendamento no sistema do Ministério do Trabalho, clicando aqui (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam).


Passo 02. Selecione o seu Estado, o seu Município, o tipo de Atendimento (Entrada no Seguro Desemprego), digite o código de segurança e clique em prosseguir.


Passo 03. Em seguida aparecerá os locais onde estão disponíveis o agendamento. Clique no calendário e selecione a melhor data para marcar o agendamento.


Passo 04. Caso apareça a informação que há 0 vagas para a realização do agendamento, não se preocupe. Basta tentar no dia seguinte ou, então, em outro horário. Essa informação apenas significa que os horários nesse dia não estão mais disponíveis. Tente mais cedo no dia seguinte.


Passo 05. Para marcar o dia de seu agendamento, o sistema enviará uma mensagem de confirmação para o seu endereço de e-mail ou um SMS para seu celular.


Como agendar seguro desemprego pelo telefone

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um telefone onde é possível saber todas as informações relacionadas ao benefício. É possível obter todo o atendimento para fazer o agendamento do seguro desemprego pelo telefone.

Dúvidas frequentes respondidas:

Caso você tenha alguma dúvida sobre o agendamento, valores a serem recebidos, como agendar seguro desemprego entre outras coisas, a dica é entrar em contato com a instituição pelo telefone.

  • Telefone do seguro desemprego: 0800 726 0207

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 08:00 as 22:00 horas, e aos sábados, das 10:00 as 16:00 horas.

É importante estar com seus documentos em mãos pois eles serão solicitados pelo atendente para a realização de consulta e outras informações relacionadas ao seu benefício.

Como saber se o seguro desemprego foi liberado

Através do site do banco ou do aplicativo do Caixa Trabalhador é possível saber se o seguro desemprego foi liberado. Graças a internet, atualmente é muito rápido obter essa informação.

Veja como consultar essa informação através do site da Caixa:

Agendamento Seguro Desemprego

Passo 01. Acesse a página do auxílio no site da Caixa seguro desemprego, clicando aqui (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx ).


Passo 02. Em seguida, clique em consultar o pagamento. Na próxima página, insira o número do seu CPF, NIS ou endereço de e-mail, digite a sua senha e marque a opção indicando que você não é um robô.


Passo 03. Na próxima tela será possível saber se o pagamento foi liberado ou não.


Passo 04. Caso você não tenha uma senha, digite o seu NIS/CPF no campo indicado e depois clique em Cadastrar/Esqueci senha.


Passo 05. Agora, escolha uma senha e confirme.


Passo 06. Volte para a tela de acesso, digite sua identificação, a senha e clique em acessar.


Onde sacar o seguro desemprego

O Seguro Desemprego pode ser sacado em qualquer agência Caixa ou Casa Lotérica. Veja abaixo o passo a passo para sacar o auxílio:

  • Solicite o benefício

O trabalhador poderá solicitar o benefício nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego (SRTE), Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho.

  • Verifique as condições

Em seguida, será necessário verificar as condições em que você melhor se enquadra para receber a ajuda financeira.

  • Saque o valor

O valor poderá ser retirado em qualquer agência do banco, correspondente Caixa Aqui, Autoatendimento Caixa ou Casas Lotéricas.

Os documentos necessários para dar entrada e receber o benefício são:

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Documento do PIS/Pasep;
  • Requerimento do Seguro Desemprego;
  • Cartão cidadão ou cartão da Caixa.

O seguro Desemprego é um dos benefícios mais importantes para o trabalhador brasileiro que foi desligado de sua empresa sem justa causa.

Através desse auxílio é possível receber de três a cinco parcelas, num valor que é sempre superior a um salário mínimo. É importante ficar de olho no prazo para dar entrada no pedido do auxílio, assim como também nas regras relacionadas para fazer o pedido.

O benefício é disponibilizado para todos os brasileiros que trabalham de carteira assinada. Por isso, se você foi desligado recentemente de sua empresa, busque informações para saber se tem o direito de receber esse auxílio.

Esperamos que tenha aprendido a solicitar o agendamento seguro desemprego para dar entrada no benefício. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo!

Deixe um comentário